Tarefa 2 | MAPEAMENTO DOS AGENTES, REDES E SINERGIAS

A tarefa 2 tem como objetivo identificar e mapear os agentes, avaliando os padrões de interação e as redes existentes entre os diferentes agentes envolvidos na gestão, uso e interesse nas Matas do Litoral.

Sub-Tarefa 2.1 | Identificação dos agentes e grupos de atores

Será desenvolvida uma análise sistemática do público/ agentes, com o objetivo de identificar agentes relevantes no contexto das Matas do Litoral. Esta análise irá considerar o relativo interesse, beneficio e influência dos atores e agentes em relação às Matas do Litoral, diferenciando os agentes principais e secundários.

Sub-Tarefa 2.2 | Análise dos movimentos cívicos que emergiram após os incêndios de 2017

O objetivo desta sub-tarefa é compreender a resposta da sociedade civil a nível local e regional aos incêndios catastróficos, através da análise dos movimentos cívicos e/ou organizações de campanhas, seminários e outros eventos depois dos incêndios de 2017. A recolha desta informação vai apoiar a identificação de grupos de atores já organizados e mobilizados na recuperação e/ou transformação das Matas do Litoral.

Sub-Tarefa 2.3 | Identificação de redes e padrões de interação entre agentes e grupos de atores

A sub-tarefa 2.3 visa expandir a análise das partes interessadas, investigando padrões de interação e redes existentes entre os grupos de atores das Matas do Litoral. Será implementado um inquérito por questionário, visando avaliar interações, colaborações e parcerias entre agentes e grupos de atores. Um mapa das interações e redes existentes será desenhado e discutido num workshop participativo.

Resultados esperados

Criação da plataforma de agentes ShareFOREST

Mapeamento das interações e redes dos agentes nas Matas do Litoral