Tarefa 4 | ABORDAGENS E MÉTODOS PARTICIPATIVOS PARA A GESTÃO FLORESTAL

A tarefa 4 pretende definir a estrutura, métodos e ferramentas do processo participativo para discutir e desenhar o futuro das Matas do Litoral após os incêndios de 2017.

Sub-Tarefa 4.1 | Revisão de abordagens e métodos participativos usados na gestão florestal

O principal objetivo desta tarefa é a identificação de abordagens e métodos já existentes para o envolvimento do público e dos agentes na gestão florestal em todo o mundo. Uma revisão documental sobre abordagens participativas será realizada, fornecendo uma fonte de aprendizagem com experiências participativas existentes noutros países.

Sub-Tarefa 4.2 | Análise da experiência de participação pública no território das Matas

Esta tarefa diz respeito à análise de experiências passadas e atuais de participação pública nas decisões para as Matas do Litoral. Para esta avaliação, a entidade gestora será consultada acerca da sua experiência no envolvimento dos agentes.

Sub-Tarefa 4.3 | Desenho do processo participativo

Esta tarefa diz respeito à definição da abordagem, métodos, ferramentas, recursos e calendário das atividades de envolvimento dos agentes no projeto ShareFOREST. As atividades participativas serão organizadas a nível local, envolvendo a plataforma dos agentes ShareFOREST e as comunidades locais.

Resultados esperados

Desenho do processo participativo para o envolvimento do público e dos agentes na definição do futuro das Matas do Litoral